Rivalidade histórica entre Argentina e Chile

Argentina e Chile quase entraram em guerra na década de oitenta


       Nos anos setenta, o governo da Argentina e do Chile quase entraram em conflito bélico. Na época o Chile era governado por Augusto Pinochet, já na Argentina o presidente era José Rafael Videla (que governou o país até mil novecentos e oitenta e um). O motivo da divergência diplomática era a hegemonia sobre o Canal do Beagle e o controle das Ilhas: Lennox, Picton e Nueva. Antes de começar a falar sobre as ilhas em si, é importante compreender porque o Canal do Beagle é extremamente cobiçado. O Canal do Beagle, no extremo austral da América do Sul, é de suma importância militar e mercante, pois liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.  Quanto às ilhas em si, conforme prospecção, possuem uma grande quantidade de hidrocarbonetos em seus limites territoriais. O que significa que há um imenso potencial para extração de petróleo e seus derivados.
       

Compreenda o conflito


       A disputa territorial entre os dois países, já estava ocorrendo por meio de instituições internacionais (como a Organização dos Estados Americanos). No caso a OEA deu parecer favorável ao Chile, ação que ocasionou indignação do governo argentino que acusava a OEA de atender aos interesses dos Estados Unidos da América. Em mil novecentos e setenta fora tentado resolver o conflito no Reino Unido, com a presença de sete peritos internacionais, os quais basearam suas decisões no Tratado de Limites de 1881. O Tratado de Limites de 1881, ocorreu na cidade de Santiago e visou estabelecer às fronteiras entre Chile e Argentina. Com a Guerra do Pacífico, houve pressão para que a Argentina não apoiasse belicamente Peru e Bolívia (que perderam parte de seus territórios para o Chile). Até hoje a Bolívia não possui acesso ao mar, o que acaba limitando suas atividades econômicas, a cidade portuária de Arica já pertenceu ao governo boliviano mas desde a Guerra do Pacífico é de domínio chileno. A Argentina assinou o tratado, pois nele constava os direitos da mesma sobre a região da Patagônia. O tratado estabelecia que o Estreito de Magalhães (uma região navegável com aproximadamente 600 Km de extensão), que liga o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico demarcaria os limites Argentina-Chile e que a região da Terra do Fogo seria dividida entre esses dois países.
         Inicialmente o governo argentino ficou insatisfeito com a mediação no Reino Unido, pois desejava expandir os seus limites aquém dos estabelecidos pelo Tratado de Limites. O rei espanhol, Juan Carlos, tentou intermediar o impasse porém seu posicionamento desagradou aos argentinos (por ser convergente com o posicionamento da OEA).


O que foi a Operação Soberania? 

         O governo argentino, que passava por um regime militar, havia planejado uma ação militar para reivindicar regiões pertencentes ao Chile. O nome do plano era Operação Soberania. Em 1984 a Argentina fechou suas fronteiras com o Chile (o que já apontava um início de guerra), planejava conquistar as Ilhas Lennox, Picton e Nueva.
        O Papa João Paulo II, intermediou o conflito e evitou que o mesmo fosse deflagrado por uma questão de horas. Caso o Papa não tivesse articulado um acordo, provavelmente os dois países teriam entrado em conflito bélico. A Argentina estava desmoralizada pois havia perdido as Ilhas Malvinas, em 1982, para o Reino Unido através de da Guerra das Malvinas. Essa guerra só trouxe problemas econômicos ao país, assim como desacreditou o poder de suas Forças Armadas. Já o governo de Pinochet também não andava bem, a partir de 1981 começou a sentir os impactos da crise financeira que assolava o Chile. O conflito só terminou em 1984, com o Tratado de Paz e Amizade entre Chile e Argentina.


 Conclusões finais 

       Chile e Argentina, há mais de trinta anos, convivem em paz com relação aos limites fronteiriços (solo e mar). No entanto, o governo chileno tem desconfiança quanto as intenções do governo argentino e um temor de que ocorra uma aliança com o Peru e a Bolívia. Praticamente toda a extensão territorial chilena faz divisa com a Argentina, já no limite mais ao norte faz divisa com Peru e Bolívia. A Argentina apenas abortou seus planos de ter hegemonia sobre o extremo austral da América do Sul, Bolívia perdeu seu acesso ao Oceano Pacífico e Peru teve seu limite territorial retraído. Três nações que cobiçam territórios chilenos.



Fatos interessantes

      O poeta português, Camões, mencionou Fernando Magalhães em "Os Lusíadas". Fernando de Magalhães foi o primeiro europeu a cruzar o Estreito de Magalhães, em 1520.


Mas cá onde mais se alarga, ali tereis
Parte também, co pau vermelho nota;
De Santa Cruz o nome lhe poreis;
Descobri-la-á a primeira vossa frota.
Ao longo desta costa, que tereis,
Irá buscando a parte mais remota
O Magalhães, no feito, com verdade,
Português, porém não na lealdade.
 
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto: a esquerda estudantil da UFPR tem sido nociva à Universidade.

Conto de terror: o assassinato em frente ao Bec Bar

Conto: O nascimento de um assassino